02 a 05 de setembro de 2018
Centro de Convenções de PE

Doenças Transmissíveis: predição e desafios para o enfrentamento de novas e velhas epidemias




ENG

Instituto Mérieux

SBMT Prêmio para Investigadores Jovens - 2018

  • Prêmio para brasileiros que tiveram destaque na atuação em Medicina Tropical
  • Podem participar profissionais com até 10 anos de conclusão do doutorado
  • A premiação será um incentivo de pesquisa no valor de 10.000 euros

Com o objetivo de incentivar jovens profissionais que tiveram destaque na atuação em Medicina Tropical, o Instituto Mérieux e Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) decidiram firmar parceria e premiar, em 2017, um Jovem Investigador. O prêmio, no valor de 10.000 €, foi entregue durante o 53º MedTrop, realizado em Cuiabá, de 02 a 05 de agosto de 2017.

Neste ano, o prêmio, no mesmo valor, será entregue durante o 54º Congresso anual da SBMT, que será realizado em Recife, de 02 a 05 de setembro de 2018.

Critérios de seleção:

  • Os candidatos devem ser membros atuais da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT);
  • Ter atendido em um hospital brasileiro ou em uma instituição de pesquisa brasileira relevante em tempo integral como clínico de doenças infecciosas, microbiologista clínico ou molecular ou epidemiologista;
  • Ter menos de 10 anos de experiência profissional em doenças tropicais após a conclusão do PhD;
  • Ter envolvimento ou ter contribuído de forma significativa na pesquisa de doenças tropicais e / ou na gestão de pacientes com impacto nacional;
  • Os indicadores de impacto podem ser publicação (s) em revistas internacionais proeminentes e / ou implementação de diretrizes / protocolos que tenham levado a melhorias significativas nas doenças tropicais.

Processo de seleção e condições

  • A solicitação para o prêmio deve ser encaminhada à SBMT até o dia 20 de julho de 2018. O pedido, em inglês, deve ser encaminhado ao e-mail sbmt@sbmt.org.br. Nele deve constar o nome completo do candidato e informações para contato (endereço de e-mail e número de telefone celular), além de um breve Currículo detalhando com o seu histórico profissional e a descrição, uma a duas páginas, de pesquisa e / ou projetos clínicos que o jovem investigador realizou ou que pode ser considerado para o prêmio. É necessária a apresentação de documentos comprobatórios, tais como, a publicação do trabalho proposto. Também deve conter a descrição, uma a duas páginas, das pesquisas em andamento e futuras realizadas pelo candidato no campo das doenças tropicais. Por fim, uma foto do candidato e uma carta de recomendação da instituição anfitriã onde o candidato está trabalhando no momento da aplicação (opcional);
  • Os membros de um comitê científico nomeado pela SBMT avaliarão os pedidos e classificarão dois a três, que serão encaminhados ao conselho científico do Institut Mérieux com suas recomendações para a seleção do laureado. O Institut Mérieux pode não atribuir o prêmio caso nenhuma das propostas atenda a qualificação mínima.
  • O Institut Mérieux notificará a SBMT o nome do laureado para o ano de 2018. A SBMT organizará uma cerimônia de premiação durante seu Congresso anual que será realizado em setembro de 2018.
  • Para receber os fundos do prêmio, que não exceda 10 000 euros (dez milhares de euros), a SBMT deve firmar um acordo com o laureado, e ambos serão responsáveis pela utilização adequada do fundo para pesquisa. Os fundos serão utilizados apenas para fins de pesquisa ao longo de um período de 12 meses.